Inspeção extraordinária

Página que explica em que situações é necessária uma inspeção extraordinária e o que implica.

 

O que é?

A inspeção extraordinária é obrigatória em situações específicas como:

  • Alterações significativas nas características do veículo;

  • Após acidentes com danos relevantes;

  • Veículos apreendidos ou com ordem judicial;

  • Por solicitação do IMT.

 

O que se avalia?

Verifica-se o estado geral do veículo e se este cumpre as condições legais e de segurança. A inspeção é realizada por técnicos certificados.

 

Documentação necessária:

  • Documento único automóvel ou equivalente;

  • Modelo 9 ou COC;

  • Matrículas corretas e visíveis;

  • Número de motor limpo e legível;

  • Triângulo e colete refletor.

  • Cópia do documento de identificação do veículo (a solicitar à direção regional do imt), ou print do referido elemento obtido por via informàtica a partir das bases de dados do imt;

  • Documento da oficina que efetuou a reparação descrevendo a mesma, ou relatorio de peritagem de companhia seguradora ou qualquer elemento oficial que permita caracterizar a forma como o veículo foi afectado bem como a natureza da reparação efectuada,
    indicando quais os elementos que foram reparados ou substituidos;

  • Ficha da última inspeção periódica efectuada (se aplicável) ou cópia do

De modo a garantir previamente que reúne toda a documentação necessária e que verificou todos os parâmetros do veículo, disponibilizamos uma listagem orientadora do procedimento de verificação.

 

  • Em normais condições de circulação e em
    perfeito estado de limpeza, afim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas;

  • Sem blindagens (forras e proteções incluindo cavas das rodas) que impeçam a verificação de cotas da carroçaria, observação visual das reparações efectuadas e, caso se justifique, do
    número do motor;

  • Sem tampões que impeçam a verificação da geometria da direção;

  • Verificação da pressão dos penumátiocos de acordo com o fabricante;

  • Sem pneus do tipo m+s, caso se justifique a verificação das características do motor;

  • (verificar níveis dos fluidos do motor e transmissão);

  • Em função da marca e modelo do veículo poderà haver outras condições impostas pelos equipamentos (ex: nível de combustivel).

PODERA SER NECESSÁRIA A PRESENÇA DO
TÉCNICO REPARADOR.

Página que explica em que situações é necessária uma inspeção extraordinária e o que implica.

 

O que é?

A inspeção extraordinária é obrigatória em situações específicas como:

  • Alterações significativas nas características do veículo;

  • Após acidentes com danos relevantes;

  • Veículos apreendidos ou com ordem judicial;

  • Por solicitação do IMT.

 

O que se avalia?

Verifica-se o estado geral do veículo e se este cumpre as condições legais e de segurança. A inspeção é realizada por técnicos certificados.

 

Documentação necessária:

  • Documento único automóvel ou equivalente;

  • Modelo 9 ou COC;

  • Matrículas corretas e visíveis;

  • Número de motor limpo e legível;

  • Triângulo e colete refletor.

  • Cópia do documento de identificação do veículo (a solicitar à direção regional do imt), ou print do referido elemento obtido por via informàtica a partir das bases de dados do imt;

  • Documento da oficina que efetuou a reparação descrevendo a mesma, ou relatorio de peritagem de companhia seguradora ou qualquer elemento oficial que permita caracterizar a forma como o veículo foi afectado bem como a natureza da reparação efectuada,
    indicando quais os elementos que foram reparados ou substituidos;

  • Ficha da última inspeção periódica efectuada (se aplicável) ou cópia do

De modo a garantir previamente que reúne toda a documentação necessária e que verificou todos os parâmetros do veículo, disponibilizamos uma listagem orientadora do procedimento de verificação.

 

  • Em normais condições de circulação e em
    perfeito estado de limpeza, afim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas;

  • Sem blindagens (forras e proteções incluindo cavas das rodas) que impeçam a verificação de cotas da carroçaria, observação visual das reparações efectuadas e, caso se justifique, do
    número do motor;

  • Sem tampões que impeçam a verificação da geometria da direção;

  • Verificação da pressão dos penumátiocos de acordo com o fabricante;

  • Sem pneus do tipo m+s, caso se justifique a verificação das características do motor;

  • (verificar níveis dos fluidos do motor e transmissão);

  • Em função da marca e modelo do veículo poderà haver outras condições impostas pelos equipamentos (ex: nível de combustivel).

PODERA SER NECESSÁRIA A PRESENÇA DO
TÉCNICO REPARADOR.

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